top of page
pexels-c-cagnin-1959065.jpg

BRASIL

O Brasil será o país convidado especial ao I Congresso Internacional e III Simpósio Internacional virtual em Ciências Sociais. Esta imensidão do território sul-americano, sexto país no mundo com a maior população, abrange cinco regiões naturais, nas quais a diversidade dos seus contextos culturais são o insumo principal para a produção de pesquisa no âmbito das Ciências Sócias. O debate atual cerca as crises sociais deste século, a constante busca de oportunidades de desenvolvimento e o entendimento das realidades estabelecidas, desafia os diferentes grupos de pesquisa e instituições à procura de respostas sobre este aconteceres do seu território nacional e mundial.

​

A multidisciplinariedade neste território ao longo dos últimos anos tem levado às Ciência Sócias a geração de estudos culturais transformadores que têm como destaque e objetivo principal: a compreensão do panorama social, cada umas das suas necessidades e a construção de alternativas de melhora na população. Um trabalho em rede desde a academia junto com os diferentes grupos e movimentos sociais que promovem novos paradigmas que ajudem no entendimento do mundo atual.

​

No Brasil o crescimento das pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais vão em aumento, posicionando o país nos primeiros lugares no mundo como um dos maiores produtores de conhecimento nestas áreas. Na atualidade cada vez é maior o número de publicações e artigos científicos, consolidando-se como um dos mais importantes na elite da produção cientifica, o que será um grande valor e aporte acadêmico ao nosso I Congresso Internacional e III Simpósio Internacional.

Trabajo en equipo

Academia e pesquisa: aportes para a construção em rede de soluções a problemáticas de democracia, trabalho e comunicação

Discutir e compartilhar experiências de ensino e de pesquisa no âmbito das universidades latino-americanas, especialmente modelos dialógicos e de metodologias ativas, que possam se alinhar às preocupações de fortalecimento da democracia no continente, a melhoria das relações de trabalho produtivo e reprodutivo e a comunicação no contexto das problemáticas sociais emergentes. Buscaremos abordar, por meio do diálogo reflexivo, modelos de investigação em ciências sociais com reflexos no direito, nas políticas públicas de direitos sociais, compartilhando estratégias metodológicas e de coleta de dados, além de formas de comunicação de resultados das investigações e o diálogo ampliado com a sociedade. Também abordaremos a potencialidade dessas formas de investigação no ensino nas áreas de investigação dos pesquisadores participantes. Tomaremos como referencial nossas experiências em pesquisa e ensino nas áreas de direitos humanos, relações de gênero, mundo do trabalho e comunicação.

Academia e investigación: aportes para la construcción en red de soluciones a las problemáticas de democracia, trabajo e comunicación

Discutir y compartir experiencias de enseñanza y de investigación en el ámbito de las universidades latino-americanas, especialmente modelos dialógicos e de metodologías activas, que puedan alinearse a las preocupaciones de fortalecimiento de la democracia en el continente, el mejoramiento de las relaciones de trabajo productivo y reproductivo y la comunicación en el contexto das problemáticas sociales emergentes. Buscaremos abordar, por medio del diálogo reflexivo, modelos de investigación en ciencias sociales con reflejos en el derecho, en las políticas públicas de derechos sociales, compartiendo estrategias metodológicas y de coleta de dados, además de formas de comunicación de resultados de las investigaciones y el diálogo ampliado con la sociedad. También abordaremos la potencialidad de esas formas de investigación en la enseñanza en las áreas de investigación de los investigadores participantes, tomando como referente nuestras experiencias en investigación y enseñanza en las áreas de derechos humanos, relaciones de género, mundo del trabajo y comunicación.

bottom of page